Sempre que eu falo de “stop motion” eu me lembro de um filme e de uma animação que adoro. O filme é “A Fuga das Galinhas” e a animação é do “Shiao Carneiro” (não sei se é assim que escreve mas sei que ainda passa no canal Cultura, na parte da tarde). Além desses dois também temos “A Noiva Cadáver, Wallace e Gromit, Coraline e o Mundo Secreto, O Fantastico Sr. Raposo (2009), de Wes Anderson, são exemplos de filmes em stop motion”. Mas, o que quer dizer stop motion:
“Stop motion (do inglês que significa movimento parado) é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar, ou especificamente massinha (em Portugal, plasticina). Muitos contêm sistema de juntas mecânico, com mecanismos de articulações muito complexos. No cinema o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).
Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música. Um dos muitos filmes feito com a técnica de stop motion foi O Estranho Mundo de Jack (1993), de Tim Burton…
Atualmente no Brasil a produtora Animaking esta produzindo um longa metragem na técnica stop motion chamado Minhocas, onde o Brasil será o primeiro país da América Latina a produzir em tal técnica.
Portugal também tem algumas animações em stop motion ou o verdadeiro "boneco animado", sendo a mais relevante nestes últimos temos a galardoada curta A Suspeita de José Miguel Ribeiro.”
Fonte: Wikipédia.
Nesse fim de semana vi dois videos feitos com essa técnica em um programa de televisão por isso decidi selecionar os meus favoritos e postar aqui. Confiram!
como fã incondicional de Tim Burton, sou meio suspeito para falar dessa técnica, mas já falando, Stop motion, realmente é um assunto muito interessante para se pesquisar...adorei o post...
ResponderExcluir