Já parou para pensar em toda a sua experiência de vida? Não?! Pois você devia fazer isso, ou melhor, deve. Se quiser, é claro. Garanto que nesse momento você vai rir de suas lembranças, chorar por algumas percas, embravecer pelas broncas e depois compreender melhor onde você está e o que está fazendo hoje. Porque? Porque somos frutos de nossas ações e pensamentos. A cada dia plantamos uma nova esperança de vida assim como destruímos outras sem querer. Cada palavra dita, cada gesto feito e cada ação concretizada terá sua reação no futuro. Mas como pessoas experientes já sabemos disso... Mas afinal, o que é experiência?
“experiência (ex-pe-ri-ên-cia) s. f.
Ação ou efeito de experimentar; conhecimento adquirido pela prática da observação ou exercício: ter experiência. Ensaios, tentativas para verificar ou demonstrar qualquer coisa: fazer uma experiência.”
É... Na maioria dos jogos quanto maior a experiência maior é a força e a vitalidade do herói. E no mundo real as vantagens de ser experiente são bem parecidas. A experiência nos faz melhor, aumenta a possibilidade de conseguir um emprego e nos faz trabalhar mais seguros. Nossas qualidades são reconhecidas e aprendemos a minimizar nossos erros.
Uma pessoa que possui experiência tem sempre mais “crédito” com as outras pessoas pelo seu conhecimento abundante sobre um determinado assunto. Existem grandes líderes que usam bem a sua experiência para criar novos líderes a fim de melhorar a empresa ou a organização onde trabalha e também pequenos empresários que são capazes de motivar centenas de pessoas em uma única palestra. Mas também existem aqueles que possuem 7, 15, 30 anos de experiência em uma empresa, fazendo a mesma coisa todo dia e se sentem como os “donos da verdade” olhando sempre na mesma direção. Será que essas pessoas realmente são tão experientes assim? Ter anos de experiência usando um cabresto que nos faz enxergar apenas para frente nos faz ser experientes ou nos deixa acostumados a viver de uma maneira específica? Mas, cada caso é um caso. Existem pessoas e pessoas. Pessoas que adquirem experiência e estão aptas para filtrar informações e se tornam capazes de se adaptar as novas situações do século XXI, como líderes e grandes empresários, assim como existem aquelas pessoas que por medo, insegurança ou preguiça acabam ficando presos a um padrão de vida baseando-se apenas na força do hábito e no próprio ego.
Tornar-se um líder experiente não é tarefa fácil, precisa de muita paciência, muita determinação e persistência. Tem que ter coragem para olhar os novos horizontes, querer aprender algo novo todo dia, buscar novas oportunidades, saber motivar cada um de sua equipe respeitando sempre as diferenças, saber distinguir amizade de trabalho e, principalmente, saber filtrar a experiência, o conhecimento e os fatos.